quinta-feira, 30 de junho de 2011

..apesar de*

Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inlcusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora da minha própria vida.

Clarice Lispector, in 'Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres'

quarta-feira, 29 de junho de 2011

trabalho..

"Abre o teu coração e deixa-o ficar aberto. Não é preciso que seja durante muito tempo. Só para que algumas palavras possam passar, sair e entrar. Palavras tão velhas que as há desde que as há. Sobretudo as que para sairem têm antes de entrar e o contrário. Todas as palavras merecem todo o respeito, o maior respeito. Porque mais não temos e talvez seja por isso que, ao começar a falar, já não é possível parar, mesmo querendo tudo calar.

Eu vou-te dizer. Quando a tua mãe estiver a morrer tu deves dizer: mãe, morre que eu já vou ter contigo. Eu vou-te dizer: quem é mais velho vai à frente a abrir caminho e isso deve ser agradecido. E se te perguntarem o que faz a minha mulher eu vou-te responder: a minha mulher tem múltiplas profissões. Entre elas a que mais aprecio é permitir que eu trabalhe. É o que estou a fazer. Quando acabares podes fechar."

Pedro Paixão in "Viver todos os dias cansa"